Começa hoje a 3ª Festa do Queijo de Ipanema
Enviada por IpaNews em 22/06/2012 às 12:55.
 
   
a
Hoje tem palestras durante toda a tarde, encerrando com show da Banda Balanceart no Parque de Exposições da Casemg.

Superando as expectativas da segunda edição, quando o queijo de 1.305 kg recebeu o titulo de maior queijo do Brasil, e maior queijo minas do mundo, pelo Rankbrasil, o objetivo deste ano é produzir um queijo ainda maior, de 1.400 kg, utilizando mais de 13 mil litros de leite. O evento acontece nesta sexta-feira, 22 e neste sábado, 23 e é promovido pela Prefeitura de Ipanema.
 
Paralelamente a 3ª festa do queijo, o Encontro Regional do Programa Minas Leite e Pró-Genética trarão conhecimentos para os produtores leiteiros, com o intuito de contribuir para a criação de novos mecanismos que aumentem a produção e a renda do pequeno e médio produtor rural. Os eventos serão realizados no Parque de Exposições de Ipanema (CASEMG), um espaço que estava inativo e esta sendo reformado em benefício da população. O Governo de Minas, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais, EMATER- MG e o Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA são parceiros da prefeitura na realização desses eventos.
 
Fabricação do Queijo Gigante
 
Segundo o tecnólogo em laticínios da cooperativa responsável pela fabricação do queijo, Ricardo Santana Paes, a fabricação terá inicio no dia 14 de junho e passará por todos os procedimentos tecnológicos e de higiene adequados. “A produção será em uma moderna queijomate automatizada, de onde seguirá para o processo de enformagem, sendo depois direcionado à câmara fria até o dia do desfile”, explica.  
 
Para a produção do queijo de 1.400 quilos, serão gastos aproximadamente 13 mil litros de leite, juntamente com outros ingredientes, como cloreto de cálcio, coalho, fermento lácteo e sal. A fabricação do Queijo ficará por conta do Queijeiro da Cooperativa local juntamente com os auxiliares de Produção e sob Inspeção da parte técnica.
 
Confira a programação completa:
 
22 de junho (Sexta-feira) - CASEMG
 
12h30  -  Inscrição e recepção aos participantes
 
14h - Solenidade de Abertura. 
 
15h - Palestra: O Programa Minas Leite: uma proposta de produção sustentável  para a bovino cultura  em Minas Gerais. Marcos Melo Meokaren – Zootecnista, Coordenador técnico Estadual de Bovinocultura- EMATER – MG
 
15:40h – Palestra:  Ações do Programa Minas Leite no município de Ipanema. Tarcísio da Soledade Freitas, Extensionista agropecuário – EMATER- MG
 
16h – Palestra:  Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino do Estado de Minas Gerais – Pró-Genética – Técnico da Associação Brasileira de Criadores de Zebu/ABCZ.
 
16:45h – Intervalo 
 
17h - Palestra: Produção de leite com vacas mestiças. Rodrigo Puccini Venturin, Zootecnista, Assessor do Programa Minas Leite, SEAPA.
 
17:45h – Exposição dos touros e feira.
 
18h – Show acústico com Banda Balanceart - Comida de Buteco
 
23 de junho (Sábado)
 
08h - Feira de Touros e Exposição de animais F1 - CASEMG
 
12h – Almoço
 
14h – Festa do Queijo - Praça Coronel Calháu
 
17h - Show com Gilson e Gabriel
 
19h - Ronan e Roney
 

 



1529 visualizações.

 
 
   
 
 

Bíblia em Foco

Salmos 140:7
"Ó DEUS o Senhor, fortaleza da minha salvação, tu cobriste a minha cabeça no dia da batalha. "


Mural de Recados

1234   

ronald
"Oi, bom dia, queria divulgar nosso site de compra, vendas e negócios da região. www. classificadosmelhoropcao. com.br Entre e compartilhe essa idéia e é de GRAÇA!!!!"


Lucio
"Gente, eleicoes semana que vem. Vamos prestar atencao ao votar, voces estao vendo o que estamos assistindo com o nosso Brasil, precisamos mudar isso. Obs.: Nao sou politico, apenas um cidadao que anceia mudancas."


ver todos >>

Enquete
Grupo IpaNews
Você gosta do horário de Verão?
Sim
Não


Resultados
Version IpaNews
 

O Grupo IpaNews não se responsabiliza por conteúdo enviado por terceiros
Copyright © 2008 - 2012 - Todos os direitos reservados.